Universidade Federal da Bahia
Curso de Especialização Tecnologia e Novas Educações
Atividade módulo 3 - O sujeito na contemporaneidade - o homem-máquina
Professor: Edvaldo Couto
Orientadores de Aprendizagem: Américo Menezes e Irenildes Teixeira
Texto 1
Corpo, Fragmentos e Ligações: a micro-história de alguns órgãos e de certas promessas. (Ieda Tucherman)
Tendo como referência a construção cultural do corpo, Tucherman analisa a passagem entre o projeto modernidade e nossa a atualidade. Um corpo historicamente situado, que acompanha as mudanças de seu tempo, caracterizado pelo binômio homem-máquina.
Faz-se necessário a título de situar o atual estágio vivido pela humanidade, analisar mesmo que superficialmente, os conceitos de modernidade e atualidade.
A modernidade historicamente se apresenta para nos como um momento de ruptura do antigo regime[1] pela decadência do feudalismo e desenvolvimento do capitalismo, cuja estrutura apresenta um conjunto de aspectos interligados que atuam no sentido de superar o sistema feudal: em linhas gerais economicamente o sistema econômico que tinha por base a agricultura é gradativamente substituído inicialmente pelas atividades comerciais com o intercambio de mercadorias e dinheiro posteriormente evoluindo para a industrialização.
Socialmente a classe mais ligada ao comércio, a burguesia, torna-se cada vez mais rica e poderosa é a promotora do processo econômico capitalista, defendendo uma concepção de mundo laica e racionalista.
Do ponto de vista ideológico-cultural o iluminismo cria os referenciais teórico-filosóficos que darão sustentabilidade – a laicização, responsável pela emancipação da mentalidade dominada pela visão de mundo religiosa da época, ligando o homem à historia e à direção do seu processo (a liberdade e o progresso) – e a racionalização – que elege a razão como o instrumento de reflexão capaz de melhorar e empreender instituições mais justas e funcionais, produzindo uma transformação profunda nos saberes que se legitimam e se organizam através do uso livre da razão, a qual segue seus vínculos internos lógicos com base na ciência, opondo-se a todas as formas de conceitos pré-concebidos.
Nesse sentido, duas noções fundamentais estão associadas ao termo moderno: Progresso (o novo é sempre melhor ou mais avançado do que o antigo) e a individualidade (valorização do individuo ou da subjetividade como lugar da certeza e da verdade e origem dos valores em oposição à tradição).
A atualidade seria o cenário em que a natureza, sociedade e tecnologia se misturam, esta emerge como uma proliferação intensa de híbridos, conforme sinaliza Tucherman[2] “... hoje vivemos o momento da euforia dos hibridismos, das apostas na artificialização da vida, das sintetizações entre o mecânico e o biológico, quando se apresentam promessas de decifrar a linguagem da vida e interditar, pelo menos imaginariamente, a morte.”
Em seu artigo Corpo, Fragmentos e Ligações:a micro-história de alguns órgãos e de certas promessas, Tucherman define o corpo atual como lugar de construção para onde convergem duas tendências marcantes: às hard-sciences e suas tecnologias de ponta que se manifestam como implantes corporais circuitos, órgãos artificiais, drogas, cirurgias plásticas, modificações genéticas e interfaces cerebrais) e as descendentes da postura new-age (tatuagens, piercings, body-modification etc.).
Essas tendências provocam transformações que introduzem novas questões sobre a percepção de identidade que até então não vivenciávamos. Novos elementos se inserem nas formas de relação do moderno com a atualidade: o “Choque do novo” e do “bombardeio dos estímulos”, proporcionado, segundo Tucherman[3], pelo surgimento da fotografia que, “fixando a aparência do individuo supostamente único, (...) alterou as concepções tradicionais de identidade pessoal ao fazer do corpo “uma imagem transportável e totalmente adaptável aos sistemas de circulação e mobilidade que a modernidade exigia” (Gunning, 2001[4])” e com mais propriedade o cinema que tem um conjunto de atributos que o elegem como o lócus privilegiado de expressão da exacerbação dos efeitos da velocidade, simultaneidade, simulação e seus efeitos no campo social e existencial, simbólico e imaginário que caracterizam as formas de relação do moderno com o contemporâneo e seus jogos de continuidade e rupturas.
Percebemos assim, pela hipótese de Turcheman, que o cinema e a ficção-científica sinalizam, - quando aparecem imbricados temas como os das mutações e desconstruções dos corpos humanos e a relação vivo ou não-vivo -, a lógica de construção da identidade cultural do corpo em suas diversas relações, interações e mesclagens com as tecnologias contemporâneas.
[1] Expressão usada para designar o regime econômico/social/político/religioso/cultural que caracterizou os Estados europeus entre os séculos XV até os finais do século XVIII. (http://www.slideshare.net/isabel.pena/antigo-regime-conceitos-1287873, acesso em 15/08/2010 7:59 a.m
[2] TUCHERMAN, Ieda. Corpo, Fragmentos e Ligações:a micro-história de alguns órgãos e de certas promessas. In: COUTO, Edvaldo & GOELLNER, Silvana Vilodre. (orgs). Corpos Mutantes: ensaios sobre novas (d)eficiências corporais – 2. ed. – Porto Alegre: Editora da UFGRS, 2009.
[3] ibdem
[4] GUNNING, Tom. O retrato do corpo humano: a fotografia, os detetives e os primórdios do cinema. In: TUCHERMAN, Ieda. Corpo, Fragmentos e Ligações:a micro-história de alguns órgãos e de certas promessas. In: COUTO, Edvaldo & GOELLNER, Silvana Vilodre. (orgs). Corpos Mutantes: ensaios sobre novas (d)eficiências corporais – 2. ed. – Porto Alegre: Editora da UFGRS, 2009.
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